Um Futuro Sem Drogas

Um Futuro Sem Drogas

  • Josias Franklin Maciel

O uso indevido de drogas tem sido um dos principais desafios da nossa sociedade atual. Sem respeitar fronteiras, classes sociais, etnias, a droga infiltra-se nos lares, nas comunidades, destruindo famílias, projetos de vida, servindo de combustível à violências de toda natureza, fomentando o desemprego, e ninguém, pode se dar ao luxo de dizer que esta livre desta ameaça rondando o seu lar.

Pesquisa nacional sobre o consumo de álcool aponta que 1 em cada 4 brasileiros adultos tem problemas com a bebida, sendo que metade destes podem ser considerados dependentes químicos.

No nosso dia a dia é fácil constatar essa realidade, afinal, quem já não presenciou desentendimentos, mal-estares e outros produzidos pelo uso indevido de álcool e outras drogas?

Diante disso, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), como todos anos, apresenta a comunidade um relatório onde aponta as principais ações desenvolvidas e seus resultados e aponta caminhos para o futuro.

Fruto de árduos e rigorosos estudos, aliando a prática, pesquisas, novas metologias e procedimentos e, principalmente, as particularidades de cada setor da sociedade joseense, apuradas durante estes 3 últimos anos de estreio contato com a comunidade, pudemos indicar soluções que atendam suas reais necessidades.

Estas ações, interligadas entre si, trazem um conceito novo: a organicidade. Enxergando as pessoas como um todo e não focando apenas em sua doença ou possíveis distúrbios sociais, estas ações buscam restaurar no indivíduo os elos que se romperam com o uso indevido de drogas, permitindo uma reintegração total à sociedade, evitando assim futuras recaídas.

Estas ações conjuntas possuem também outra característica: a flexibilidade, ou seja, são capazes de seu moldar às mais diferentes realidades, e, quando se fala de drogas, cada realidade é uma realidade, permitindo adequar o tratamento as necessidades do indivíduo e não o indivíduo ao tratamento.


Procuramos, à partir dessas ações propostas, possibilitar a toda a sociedade joseense, dar um passo decisivo no combate à este grande problema do uso indevido de drogas e temos absoluta certeza de que a cidade está mais do que preparada para este desafio. Juntos construiremos um futuro livre do problema das drogas, numa sociedade mais justa e perfeita para todos.


Josias Franklin Maciel

Presidente Comad (Conselho Municipal Antidrogas) de São José dos Campos

Comentários

Nanda Botelho disse…
Oi, estou retribuindo a visita que fez ao meu blog, gostei dos posts sobre drogas, é algo muito difícil de viver e tratar, já tive alguns clientes com esse problema, é sempre bom ter informação a respeito. Abraço.