Franklin Maciel e Comad em cruzada contra o uso indevido de álcool e cigarros



S. José quer afastar jovens do álcool

Comad lança hoje campanha contra o uso de bebidas e de cigarros;
serão distribuídos 100 mil panfletos
São José dos Campos
Guilhermo Codazzi da Costa

O Comad (Conselho Municipal Antidrogas) inicia hoje um 'cruzada' contra o uso de bebidas alcoólicas e cigarro em São José dos Campos, com a distribuição de 100 mil panfletos --50 mil com o slogan 'Cigarro bom é cigarro apagado!' e o restante com a frase "Bebida Alcoólica, a número 1 em: acidentes de trânsito, violência doméstica (...)".

O objetivo da campanha, que integra o programa 'De Olho na Vida', é conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo uso de álcool e do tabaco. O material, elaborado pelo Comad e financiado pela Secretaria de Defesa do Cidadão, será lançado às 19h em evento na Câmara.

Durante o evento, haverá a primeira reunião dos líderes comunitários em prevenção ao uso indevido de drogas.

"Os panfletos serão distribuídos em escolas, UBS (Unidades Básicas de Saúde), SABs (Sociedades Amigos de Bairro), comércio, onde pudermos. As pessoas têm que saber o que perdem ao usar esses produtos", disse o
de São José, Josias Franklin Maciel.

Além dos males que o álcool e o tabaco causam à saúde do usuário, os panfletos enfocam outros aspectos maléficos desses produtos, tais como: baixa auto-estima, problemas sociais, instabilidade no emprego, desagregação familiar, entre outras.

VÍCIO - Há também dicas de como parar com o vício. "Percebemos que os jovens estão fazendo uso de álcool cada vez mais cedo. Isso é preocupante" , disse o secretário de Defesa do Cidadão de São José, Antonio Fernando Pereira.

"Eles pegam garrafas com dois litros de refrigerante, jogam um fora e colocam pinga no lugar [drinks conhecidos como 'tubões']. Crianças de 11, 12 anos fazem isso. É a porta de entrada para as drogas", afirmou.

Ainda são elaborados panfletos sobre o risco do uso de maconha, cocaína, crack e ecstasy, que será distribuído em casas noturnas de São José. "Só tem aumentado a demanda [de usuários de drogas]. Queremos diminuir o número de novos usuários e dar uma opção para quem já usa", disse Maciel.

O Comad divulgará ainda esse ano o resultado de uma pesquisa realizada com 10 mil alunos de São José sobre o uso de drogas.

SEGURANÇA - O delegado da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de São José, Darci Ribeiro, elogiou a iniciativa. "Vejo como positiva, sinto falta desse tipo de campanha de conscientizaçã o, principalmente de jovens e crianças", disse o delegado.

O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), unidade máxima da Polícia Militar na região, também aprovou a iniciativa. "O uso indevido de bebidas alcoólicas pode gerar violência e toda campanha que vise a conscientizaçã o da população a esse respeito, recebe o apoio do CPI-1", diz nota enviada ao valeparaibano.

Projeto dará certificado a comerciantes
São José dos Campos

O programa 'De Olho na Vida' prepará uma ofensiva contra a venda de bebidas alcoólicas para menores. A ação será colocada em prática no segundo semestre de 2008.

A idéia é criar um certificado que o comerciante poderá afixar em seu estabelecimento, desde que se comprometa a não comercializar álcool para menores --a venda de bebidas para menores é crime.

"Se o comerciante quiser ser parceiro, terá que afixar o certificado em um ponto visível do estabelecimento" , disse o presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas) de São José, Josias Franklin Maciel.

REAÇÃO - A iniciativa foi elogiada pela ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José. "O combate ao uso de drogas, cigarro e bebidas alcoólicas é importante, são vícios e um caminho ruim para os jovens", disse José de Mello Corrêa, presidente da entidade.

Segundo ele, a lei tem que ser cumprida. "Ao usar o selo o comerciante estará mostrando que respeita as leis, as leis têm que ser cumpridas", afirmou o presidente da ACI de São José.

Fonte: Jornal Vale Paraibano

Comentários