Serra lidera em intenção de votos para para 2010?

Serra lidera em intenção de votos para para 2010?

Comentário:

Nessa pesquisa de intenção de voto para 2010 do Datafolha (entre os dias 25 e 27 de março), uma breve análise dos resultados põe em dúvida as manchetes de que Serra lidera.

Ao comparar um candidato da centro-direita (Serra) com três candidatos da centro-esquerda (Ciro, H.Helena e Dilma ou Marta, p.ex.), o Datafolha dividiu por três os votos na centro esquerda.

Assim, numa leitura mais real e comparativa, as intenções de voto deveriam ser vistas na relação de um para um. Nesta abordagem, temos o seguinte quadro:

1- Considerando a situação com o maior percentual de Serra: Serra chega a 38% contra: 20% de Ciro, 14% de H.Heloísa e 3% de Dilma;
e
2 - Considerando Marta como candidata pelo PT: nesse cenário, Serra tem 36%, Ciro, 20%, H.Helena, 12% e Marta fica com 8%.

Candidato de centro-direta: 38% (1)-- 36% (2) -- a definir: 26%

Candidatos de centro-esquerda: 36% (1) -- 40% (2) -- a definir: 24%

Observação: O diretor-presidente do Datafolha, Mauro Paulino, aposta numa mudança com a entrada de Lula em campo. "O ator principal, que é o Lula, ainda não entrou no jogo. A partir do momento em que ele defender um nome do PT (ou da coalizão), esse tabuleiro tende a mudar." Afinal, entre 24 e 26% dos votos ainda estariam para ser definidos.

Pelo que se pode perceber a situação do candidato Serra está longe do conforto e da liderança propalada nas manchetes do O Globo e da FSP.

MVM

____________ _________ _________ _________ _________ __

31/03/2008
FSP

Serra lidera disputa por 2010; contra Aécio, Ciro é o primeiro

A dois anos e meio da eleição, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a disputa pela Presidência com pelo menos 16 pontos de vantagem sobre o principal adversário, o deputado federal Ciro Gomes (PSB). Segundo pesquisa Datafolha, Serra aparece como favorito nos três cenários em que é apresentado como o candidato do PSDB, com taxas que variam de 36% a 38% de preferência.

O PT fica em quarto lugar em seis diferentes cenários apresentados pelo instituto.

O Datafolha ouviu 4.044 pessoas de 25 a 27 de março.

Segundo a pesquisa, Ciro é hoje o mais competitivo da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Contra Serra, tem 20% e 21% da preferência, variando conforme o cenário.
Ciro, porém, assume a liderança, com taxas que vão de 28% a 32%, nas três vezes em que Serra é substituído pelo governador de Minas, Aécio Neves. Em dois desses cenários, Aécio fica em terceiro lugar, atrás da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL). Em outro, está tecnicamente empatado com ela. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra ainda que o PT não teria chance de permanecer na Presidência se as eleições fossem hoje. No partido, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, é quem aparece como mais forte. Ainda assim, fica em quarto lugar, com 8%, quando Serra está no páreo. Nesse cenário, Serra tem 36%, Ciro, 20%, e Heloísa, 12%.

Mas, lembrando a popularidade de Lula, o diretor-presidente do Datafolha, Mauro Paulino, aposta numa mudança com sua entrada em campo. "O ator principal, que é o Lula, ainda não entrou no jogo. A partir do momento em que ele defender um nome do PT, esse tabuleiro tende a mudar."
Para a pesquisa, o Datafolha apresentou sete diferentes simulações. Em três delas, Serra é o nome do PSDB. Em outras três, é substituído por Aécio.

Pelo PT, são alternados os nomes de três ministros: Marta, Dilma Rousseff (Casa Civil) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). Ciro e Heloísa estão em todos os cenários.
Com Dilma, Serra chega a 38% contra 20% de Ciro e 14% de Heloísa. A ministra da Casa Civil fica com 3%. Contra Patrus (1%), Serra mantém-se com 38%, e Ciro atinge 21%.
Marta chega a 11% no cenário em que Aécio substitui Serra. Nele, Ciro tem 28%, seguido de Heloísa (17%) e Aécio (14%).
Como os adversários são os mesmos, é possível comparar o desempenho de Serra ao de Aécio. Serra atinge até 23 pontos a mais que Aécio.

O Datafolha também elaborou um cenário em que os dois concorrem. Nessa hipótese -em que um deles teria deixado o PSDB- não há nome do PT. Com 34%, Serra tem larga vantagem sobre Aécio (11%).
Mesmo com diferença na composição dos cenários, é possível concluir que não houve variação significativa de Serra e Aécio desde a última pesquisa (novembro). Ambos se mantêm no mesmo patamar.

URL: http://www1. folha.uol. com.br/fsp/ brasil/fc3103200 802.htm

Comentários