Preparando-se para a campanha
Preparando-se para a campanha
Como uma maratona, uma eleição precisa de todo um preparo, planejamento e estratégia para atingir o objetivo final que é cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
É muito comum vermos candidatos que, mal preparados, agem como aqueles corredores anônimos da São Silvestre que disparam na frente no primeiro quilometro e depois não tem gás para continuar, caindo no meio do caminho.
Portanto, eleição é maratona e não corrida de
Para tanto, algumas dicas são importantes:
Preparar a família e o trabalho
Se você é daquelas pessoas onde todos ao seu redor dependem exclusivamente de você pra tudo (ex: fazer o almoço, levar as crianças pra escola, acabou o gás, assinar um simples memorando, delegar serviços habituais..), precisa, neste período de pré-campanha, reorganizar as tarefas dentro de casa e no trabalho para que possa dedicar seu tempo durante os meses de campanha à campanha e não à afazeres que lhe tomarão tempo e desviarão seu foco do principal objetivo na campanha que é conquistar os votos necessários para que se eleja.
Ou seja, ensine a serem auto-suficientes, desde já, a aprenderem à se virar sem você!
Deixar toda a documentação necessária em dia e à mão
É comum, no corre-corre do dia a dia, deixarmos tudo pra última hora, assim vemos todos os anos, aquelas filas imensas para entregar a declaração de imposto de renda no último dia, pagar contas e afins. Se você é candidato, não haja assim, tomará um tempo grande do qual não disporá durante à campanha além de aumentar desnecessariamente o nível de stress.
Além da documentação de praxe, é importante ter sempre à mão, documentação que possa contra-argumentar possíveis calúnias e acusações dos concorrentes, como declaração de renda em dia, multas de trânsito, processos criminais e outros. Não dê margem ao azar.
Condicionamento físico e emocional
Você não precisa ser um atleta, mas é importante que esteja em forma para conseguir dar conta dos inúmeros compromissos que, como candidato terá de enfrentar durante a eleição;
Sua rotina diária será alterada, sendo que muitas vezes estará sob as intempéries do tempo, seja sob o sol ou sob a chuva, de manha, tarde e a noite, subir e descer escadas, longas caminhadas, falar muito (cuidado com a voz para não ficar afônico);
Também é necessário organizar a agenda de visitas e compromissos com espaços para descanso proporcionais à sua idade, beber água constantemente, evitar comer fora do horário, principalmente frituras (nas muitas visitas, normalmente lhe oferecem muita comida, belisque, finja que coma, para não desagradar a pessoa que gentilmente lhe oferece, mas evite excessos)
O Controle emocional também é muito importante, pois estará á mercê de pressões o tempo todo; mantenha a serenidade e um sorriso bem disposto sempre que for necessário.
Tanto o eleitor do início do dia quanto aquele que lhe aborda ao fim da noite quando está se recolhendo depois de um dia puxado de campanha merecem a mesma atenção, lembre disso.
Mantenha suas contas em dia
Prepara-se desde já para manter suas contas pessoais em dia para que durante a campanha. Evite fazer dívidas desnecessárias, financiamentos e empréstimos. Também tenha sempre uma reserva extra para despesas pessoais inesperadas. Durante a campanha sempre ocorre um pneu que fura, um carro que ferve, uma parada para o lanche e por ai vai.
Busque também utilizar de forma racional os recursos de campanha de maneira que não gaste tudo antes da hora e depois precise endividar-se para cumprir a reta final da campanha, ou pior, não ter gás necessário na hora decisiva.
Formando a sua imagem pública
A partir do momento que assume uma candidatura, você também assume uma imagem perante o eleitor e para tanto precisa zelar por ela. Essa imagem deve ser construída à partir das suas características pessoais, de seu currículo, de sua história de vida. Nada de inventar um personagem, você não está numa novela!
A primeira coisa é dar forma ao seu currículo, pois ele é a base para que você demonstre ao eleitor sua capacidade para exercer o cargo que deseja ocupar. Seja, simples, objetivo e verdadeiro e demonstre através desta breve apresentação pessoal, como suas características condizem com as expectativas do eleitor para alguém que almeja aquele cargo.
Também procure ter uma postura pessoal no contato com as pessoas que referende a sua aptidão para o cargo, portanto, não ande desleixado, evite fazer comentários vulgares, tenha firmeza e convicção na exposição das suas idéias, aprenda a ouvir, dê exemplo entre outros.
Em sua, se pretende ser um líder, haja como um!
Forme sua equipe
Uma das atribuições de um líder é saber identificar o potencial de cada um de modo aumentar a produtividade da equipe assim como motiva-la, fazendo com que todos trabalhem e harmonia.
Ter uma pessoa para cuidar da agenda, outra para contatos telefônicos, assessoria de imprensa, pessoas extrovertidas para fazer o contato com os eleitores nas ruas, entre outros, tudo isso lhe ajudará a organizar de modo mais eficiente sua equipe e campanha.
Também é importante identificar entre o grupo alguém para coordenar a campanha, pois o candidato tem o importante papel de ser candidato, quando tenta fazer as duas coisas ao mesmo tempo, não faz bem nem uma nem outra.
Montar a estratégia
É fundamental para uma campanha bem sucedida, ter um estratégia definida.
Para o desenvolvimento desta estratégia não pode faltar informação para a tomada das decisões.
Pesquisas, conhecimento do eleitorado, do cargo pleiteado, conhecimento do concorrente, posicionamento da candidatura, logística de visitas, desenvolvimento da “marca do candidato” slogan e jingle, material de marketing, hora adequada de agir, posicionamento da candidatura, entre outros, serão fundamentais para que obtenha sucesso em sua campanha.
Portanto, nada de aventuras insólitas baseadas no achismo. A vitória chega pra quem sabe o que quer e se prepara para chegar lá.
Boa sorte.
Franklin Maciel
Coordenador Regional PV Bacia 08
Comentários