A Chave da Sabedoria


A Chave da Sabedoria


A Ignorância, que nunca estudava nem procurava aprender nada, sempre na vida buscando atalhos e vantagens com o mínimo esforço, vendo que a Sabedoria entrava e saia de onde queria, roubou desta a chave para entrar no céu, afim de conhecer o paraíso.

Não contava a Ignorância que ao chegar às portas do céu, encontraria uma fileira de portas diversas, de modo que não sabia em qual porta entrar.


Umas portentosas, outras modestas, uma a uma a Ignorância examinava, mas na sua falta de conhecimento, ficava sempre na dúvida sobre qual seria a porta certa


Como sempre julgou-se muito esperta, pensou a Ignorância que Deus não colocaria como entrada de sua casa uma porta comum, mas uma majestosa, digna de Sua grandeza, então postou-se diante da porta mais ornamentada que achou e, colocando a chave, esta se abriu, confirmando para a Ignorância o êxito de sua aposta.


Pobre Ignorância! Soubesse ela que todas as portas que abrem e fecham todos os caminhos só estão encostadas, à espera daquele que tenha afinidade com os caminhos que guardam as atravesse...


Ao abrir a porta viu a Ignorância tudo que imaginara ser o paraíso, pois a Ignorância sempre vê aquilo que deseja ver e não aquilo que realmente é, então, mais que depressa entrou afim de desfrutar de tudo aquilo que aparentemente conquistara sem fazer por merecer.


Estava a Ignorância inebriada diante de tudo que via, vaidosa por confirmar à si mesma de que a Astúcia e o Malogro mais valem que a Sabedoria, até que então começou a perceber que seu paraíso não era tão bonito quanto num primeiro momento parecia.


Os anjos que via voando lá longe, ao chegar mais perto, viu que não eram anjos, mas insetos voadores, baratas tingidas de branco e brilhavam graças à faíscas das labaredas dos rios de enxofre.

As frutas das árvores estavam todas podres e animais peçonhentos e feras digladiavam-se por comida, quando então assutada e com medo, a Ignorância soltou um berro, que chamou a atenção das feras que foram se dirigindo em sua direção.


A Ignorância foi então andando para trás (a Ignorância hora ou outra sempre anda pra trás) com medo de ser atacada pelas costas pelas feras que se aproximavam cada vez mais e, sem perceber, acabou empurrando a porta que se fechou.


Como em sua ânsia em entrar no suposto paraíso a Ignorância esqueceu-se de tirar a chave do conhecimento da porta, esta ficou pendurada do lado de fora, trancando a Ignorância pelo lado de dentro e assim, a Ignorância vem sendo todos os dias devorada pelos bichos peçonhentos, renascendo todos os dias para novamente ser devorada e passar por todos os tormentos até que um dia encontre dentro de si, a chave da sabedoria que a libertará de todo sofrimento.



Frank Maciel

In “O Encantador de Histórias” lançamento previsto para 2º sem 2010

Comentários