Serra despenca para 30% e Dilma sobe para 21% diz Vox Populi

Vox Populi contradiz Datafolha

Pesquisa do Instituto Vox Populi sobre as intenções de voto para presidente da República nas eleições de 2010 chama a máxima atenção, porque contradiz frontalmente a pesquisa Datafolha publicada nessa semana. Vejam só a diferença:



Datafolha: José Serra 37% (PSDB); Dilma Rousseff 16% (PT); Ciro Gomes, 15% (PSB); e Heloísa Helena 12% (PSOL). VoxPopuli: Serra 30%; Dilma 21%; Ciro 17%; Heloísa Helena 12%.



O Datafolha deu nada mais, nada menos que sete pontos percentuais a mais para Serra e cinco a menos para Dilma! Realizada entre 31 de julho e 04 de agosto, a pesquisa Vox Populi ouviu 6.970 pessoas de diferentes segmentos sócio-econômicos em todo o país: 69% destes deram a nota máxima, "positivo", ao governo Lula.



Tornada pública pela Band - apesar da pressão do governador José Serra para que não divulgasse - a pesquisa do Instituto Vox Populi atesta o que venho dizendo neste blog: Serra cai em São Paulo e a ministra Dilma sobe em todos os Estados do Brasil.



No Nordeste, por exemplo, já passou o candidato do PSB, Ciro Gomes e o governador Serra. A pesquisa também informa que se Ciro sair da disputa, seus votos são distribuídos para os três outros candidatos incluindo Heloísa Helena.



Band à parte, o restante da mídia cala ontem e hoje sobre essa pesquisa. Mas não adianta a mídia silenciar, muito menos a oposição pressionar para que seus índices não sejam divulgados.



Vamos aos números:



Image



No cenário de disputa entre os quatro presidenciáveis mais citados, os resultados seriam: 30% para Serra, 21% para Dilma, 17% para Ciro Gomes e 12% para Heloísa Helena.



Vale abrir um parênteses: neste mesmo cenário, nos Estados, Dilma já atingiu 18% das preferências no Centro Oeste/Norte; 30% no Nordeste; 18 % no Sudeste e 18% no Sul do país. Assim, na região Nordeste ela já ultrapassa Ciro (25%) e Serra (18%).


Sem Ciro Gomes no páreo, os votos são distribuídos entre esses três candidatos: 36% para Serra, 24% para Dilma e 16% para Helena.


Image


Se a disputa for entre o governador de Minas, Aécio Neves, Dilma, Ciro e Heloísa Helena, a ministra lidera com 21%, seguida de Ciro com 20%, Aécio com 17% e Heloísa Helena com 12%. Sem a candidatura Ciro, Dilma permanece na liderança com 25%, Aécio 21% e Heloísa 18%.

Serra cai no próprio Estado que governa



A pesquisa também traz dados que o Datafolha se recusou a publicar: o 2º turno. Neste caso, Serra lidera com 46%, mas Dilma já conquista 32% das intenções de voto. Nesse embate Serra x Dilma, Nenhum (candidato), Brancos e Nulos somam 13% na pesquisa Vox Populi - e 9% dos entrevistados não responderam.



Já se a disputa no 2º turno for entre Aécio e Dilma, a petista atinge 36% contra 30% do tucano. Nesse cenário 19% dos eleitores disseram não escolher Nenhum ou votam em branco ou anulam e 15% não responderam.



Como eu disse antes, mesmo pressionada por Serra, a Band divulgou a pesquisa. Já o restante da mídia, ontem e hoje, finge desconhecer o resultado. Óbvio, seu candidato, Serra, cai no próprio Estado em que governa.


Comentários

Anónimo disse…
Bacana o blog, ainda bem que alguém divulga essas informações né?!

abços
Victor Amatucci
www.turrar.blogspot.com
Franklin Maciel disse…
valeu vitor, tb gostei do seu blog abs